Bem,
é fácil identificar o locutor e o interlocutor num texto
dialogal escrito. Mas há diferenças na identificação
de textos não-dialogais. Observe:
Olhe
atentamente as fotos acima.
Então,
quem é o locutor e quem é o interlocutor,
neste caso?
Descobriremos isso da mesma forma que no anúncio do perfume masculino
que vimos anteriormente. Por exemplo, como nós identificamos
o locutor e o interlocutor naquele anúncio?
Pelas pistas oferecidas pela imagem chegamos ao interlocutor
(cliente do sexo masculino) e, por sabermos que é um anúncio,
sabemos que o locutor é o anunciante. E nestas fotos, também
chegamos ao interlocutor quando fizemos o exercício (o público
feminino e parte de público masculino). Foi simples, não
foi?
Mas para melhor chegarmos ao locutor (ou seja, o emissor da mensagem destas
fotos), precisaríamos do apoio do texto, ou da mensagem do anunciante.
O que não está presente nas fotos apresentadas. Neste caso,
as fotos fazem parte de uma campanha da agência Pixer Comunicação,
para a empresa Guayí, que produz peças
feitas com sementes da Amazônia e pedras semipreciosas.
E será assim para vários tipos de texto, ou seja, em textos
dominados por sequências descritivas ou narrativas ou instrucionais
ou argumentativas, com ou sem texto escrito, o locutor é a instância
que produz a enunciação, e o interlocutor é aquele
a quem se dirige a enunciação.