Os empréstimos de investimento financiam praticamente todos os setores de forma a criar a infra-estrutura física e social necessária à redução da pobreza e ao desenvolvimento sustentável. São empréstimos de mais longo prazo, tanto para a implementação do projeto, quanto para o saque dos recursos e também para o pagamento de juros e amortizações. Foram criados, inicialmente, para financiar grandes obras de infra-estrutura e projetos de engenharia, mas com o passar dos anos foram sendo redirecionados para o fortalecimento das instituições governamentais, no desenvolvimento social e na política pública de infra-estrutura necessária ao funcionamento mais efetivo do setor privado.

<<Fechar


Principais instrumentos financeiros e não-financeiros do Banco para o Brasil

Com o intuito de apoiar reformas importantes e de atender à necessidade de financiamento do Brasil para o seu balanço de pagamentos, o Banco pretende continuar a utilizar empréstimos programáticos de ajuste com base em políticas públicas.

As áreas abrangidas pelos atuais e futuros empréstimos programáticos para o Brasil incluem: desenvolvimento humano, crescimento e competitividade, desenvolvimento sustentável e reformas fiscal e da Previdência Social.

O Banco Mundial continuará, ainda, a priorizar um amplo programa de serviços analíticos e de aconselhamento, incluindo estudos sobre importantes questões econômicas e setoriais.

Além disso, o Banco deve aprofundar o seu relacionamento com estados e municípios brasileiros através de uma abordagem integrada nos empréstimos de investimento, apoiando estratégias multissetoriais rurais e urbanas.

 



Copyright © 2019 UPIS.