Exemplos de cooperação da IFC com agências governamentais:

O Banco Mundial e o IFC lançaram no final de 2003 um relatório sobre o ambiente de negócios no Brasil. A elaboração do relatório se deu em parceria com os Institutos de pesquisa FIPE, Câmara de Comércio Exterior, FIA_USP, Confederação Nacional da Indústria, dentre outros.

É o Relatório “Doing Bussines in 2004” no qual se revelam as dificuldades criadas pela burocracia e pela cultura cartorial brasileira na abertura de uma empresa que à priori deve ser vista como uma entidade social, com fins lucrativos que é produtiva, gerará emprego e renda e contribuirá para a elevação do PIB brasileiro.

O objetivo é detectar os entraves encontrados pelos investidores que queiram abrir uma empresa no Brasil e orientar os formuladores das políticas públicas e a comunidade empresarial a identificar as necessidades de reforma que o sistema de regulamentação de negócios necessita para se tornar mais ágil e mais próximo dos índices dos países mais desenvolvidos e com economias mais dinâmicas.

<<Fechar

3 - Atuação da IFC no setor privado

Estabelecida desde 1956, como membro do Grupo Banco Mundial, a Corporação Financeira Internacional - IFC tem como principal atividade o financiamento de projetos do setor privado.

A IFC opera em base comercial, o que significa que investe exclusivamente em projetos que geram retorno financeiro, e aplica juros de mercado a seus produtos e serviços, compartilhando os riscos integralmente com seus parceiros.

Apesar de não solicitar garantias governamentais para seus financiamentos, o trabalho da IFC freqüentemente exige estreita cooperação com agências governamentais nos países em desenvolvimento.

 



Copyright © 2019 UPIS.