INSTRUMENTOS FLEXÍVEIS

Empréstimos para Inovação ou Innovation Loans - Ils

Apóiam testes e projetos piloto de iniciativas pioneiras e enfatiza a construção de capacidade e aprendizagem. Podem ajudar a: (a) demonstrar o potencial de determinada abordagem específica visando à superação de algum obstáculo ao desenvolvimento; (b) alcançar consenso, (c) reunir experiências institucionais valiosas, ou (d) fortalecer a capacidade institucional antes da implantação de programas de mais larga escala. Cada projeto pode chegar ao teto de US$10 milhões.

Empréstimos Multifásicos ou Multiphase Loans - MLs

Ampliam a capacidade de apoio permanente do Banco a programas cuja maturação é mais demorada. Seu objetivo é proporcionar uma meta global e um quadro conceitual de apoio mais a longo prazo para programas de maior alcance compostos de mais de um ciclo de projeto, e forjar esforços sustentáveis e sistêmicos em determinada área, setor ou grupo de setores inter-relacionados, ao enfocar problemas de desenvolvimento difusos.

Mecanismos Setoriais ou Sectoral Mechanisms

Ajudam a apoiar ações rápidas e tangíveis em setores específicos sem os atrasos normalmente decorrentes de prazos longos de elaboração. Seu objetivo é oferecer apoio ágil no combate a problemas de natureza setorial ou intersetorial. A ênfase está em realizar atividades pré-definidas e de baixo custo, caracterizadas por: (a) impacto relativamente alto, (b) alta relevância e urgência setoriais, (c) processo de elaboração menos complexos, e (d) execução rápida. Enfoca problemas concretos e especificamente setoriais.

Mecanismo de Preparação e Execução de Projetos ou Project Preparation and Executing Facility - PROPREF

Modificam o atual Mecanismo de Preparação de Projetos para facilitar a transição entre as fases de elaboração e execução mediante o financiamento de atividades adicionais ao início dos projetos. O teto por projeto é de US$5 milhões.



Copyright © 2019 UPIS.