Depois de delimitado o conjunto de ações que integram o projeto e identificados os riscos e como estes devem ser mitigados, a equipe envolvida na identificação do projeto deve elaborar a proposta de um arcabouço institucional ideal, que deverá ser responsável pela consecução do projeto (arranjos institucionais).

Por exemplo, um projeto de construção de uma rodovia deve obviamente ser executado pela secretaria de obras do Estado ou do Município ou do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura em Transportes), no Ministério dos Transportes, no caso de uma rodovia federal. Ou seja, deverão ser observados os limites legais de cada órgão envolvido e decidir-se por aquele com competência legal e técnica para a coordenação.

Nessa fase de Identificação, o Banco Mundial produz os seguintes documentos:

Documento de Informação do Projeto - PID

- Esse documento tem normalmente de 4 a 5 páginas e contém o objetivo e uma pequena descrição do projeto, além do nome do Gerente do Banco Mundial para o projeto.

Folha das Salvaguardas Integradas - ISDS

- Esse documento é preparado pela primeira vez após a revisão formal da Nota Conceito do Projeto - PCN. Ele identifica as principais questões ambientais e sociais envolvidas no projeto, de acordo com a política de salvaguardas do Banco Mundial, e como elas serão tratadas durante a implementação do projeto.



Copyright © 2019 UPIS.