Instruções 1. Os alunos trabalharão em grupos com cerca de 10 participantes, assumindo a responsabilidade de analisar o problema. Deve-se Cuidar para que haja participantes de diferentes profissões, tipos de trabalho etc. 2. Utilizando a técnica de brainstorming, analisar a situação identificando:
Na análise, buscar as causas dos problemas, perguntando, por exemplo: por que há muita repetência? É falta de escolas? Associar os problemas, por exemplo, a repetência, o absenteísmo e a reprovação na prova padronizada internacional. 3. Construir um gráfico tipo fluxograma, de baixo para cima, começando pelos problemas mais básicos e subindo até o problema principal. Cada problema será inserido como causa do que estiver acima e como conseqüência do que estiver abaixo. Relações horizontais de causa e efeito também serão inseridas. Resolver o problema principal será o objetivo maior do projeto a ser elaborado. No entanto, o problema principal também pode ter conseqüências que devem ser identificadas e colocadas no gráfico. O gráfico final é denominado “árvore” do problema estudado pelo grupo. Deverá ser identificado apenas um problema principal por projeto. Se houver dois ou mais problemas principais, poderão ser feitas duas ou mais árvores e poderá ser considerada a concepção de um programa (vários projetos). 4. Conferir o trabalho e lembrar que cada grupo pode construir gráficos distintos, porém análogos. Refazer, se for o caso (em geral, é preciso refazer partes do trabalho algumas vezes). 5. Comparar a solução do grupo com a que é disponibilizada, clicando em solução para a árvore de problemas. |
Copyright
© 2019 UPIS.
|