Uma Árvore para o Problema do Ensino Fundamental

1. A partir das informações disponíveis, vamos identificar e listar os problemas relevantes, as informações neutras e supérfluas.

a. Problema principal: educação fundamental de baixa qualidade.

b. Conseqüências do problema principal:

i. Despreparo para o trabalho qualificado.
ii. Baixa renda familiar.
iii. Agravamento das desigualdades sociais.
iv. Agravamento das pressões sobre os governos.

c. Problemas básicos (ou causas raiz):

i. Baixa renda familiar.
ii. Atraso na distribuição da merenda escolar pelas autoridades.
iii. Muitas crianças e jovens fora da escola.
iv. Deficiência em instalações e equipamentos escolares.
v. Baixos salários dos professores.
vi. Baixa capacitação de professores.

d. Problemas secundários (mas relevantes)

i. Trabalho infantil e juvenil.
ii. Desmotivação dos alunos.
iii. Absenteísmo.
iv. Aprendizagem deficiente.
v. Desnutrição.
vi. Doenças infanto-juvenis.
vii. Dificuldades intelectuais para estudar.
viii. Elevada taxa de analfabetismo.
ix. Ensino insuficiente (em quantidade).
x. Falta de condições para o ensino. xi. Baixa motivação de professores.
xii. Atuação pedagógica deficiente.
xiii. Ensino deficiente (em qualidade).

e. Informações neutras

i. Há professores em quantidade suficiente (média de 64 alunos por professor de 1ª a 4ª e média de 40 alunos por professor de 5ª a 8ª séries).
ii. Há prédios escolares em quantidade suficiente (média de 128 alunos por escola de 1ª a 4ª e média de 302 alunos por escola de 5ª a 8ª séries).

f. Informações supérfluas

i. Área do município (não há problemas de transporte).
ii. Densidade populacional.
iii. Mortalidade infantil.



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