Análise das Partes Interessadas
(stakeholders)


Outra etapa da metodologia do marco lógico é a análise detalhada das partes envolvidas nos problemas que se vai abordar, a identificação de quem estes problemas impactam com maior gravidade, bem como os papéis e interesses das diferentes partes que vão lidar com os problemas e buscar as soluções. Não é necessário que a análise das partes interessadas seja subseqüente à análise dos problemas. É importante que a ordem das atividades seja a mais adequada à realidade. Os principais objetivos da análise dos stakeholders são:

• avaliar adequadamente o impacto social e a abrangência do projeto;
• identificar conflitos de interesse, existentes ou potenciais, possibilitando ações que contribuam para mitigar tais conflitos no momento de elaboração do projeto.

Os principais passos da análise de partes interessadas são:

• identificar as principais partes interessadas;
• investigar os papéis, interesses, poder relativo e capacidade para participar daquelas partes;
• identificar a extensão de poder e conflito nas relações entre as partes.

É importante essa identificação do público-alvo, daquelas pessoas que serão diretamente afetadas pelos problemas identificados. O contexto sócio-econômico e as relações de poder devem ser compreendidos para se analisar corretamente como cada grupo poderá ser afetado pelo projeto. Ao longo do projeto, será necessário reavaliar constantemente os diferentes interesses e a inserção econômico-social dos envolvidos.

Na próxima página, você verá daremos um exemplo parcial de análise de stakeholders para o problema da Educação Fundamental.



Copyright © 2019 UPIS.