Análise de Objetivos

A partir dos problemas detectados na fase de análise do problema, são gerados objetivos de solução. Em outras palavras, as situações negativas detectadas na análise do problema são usadas para gerar objetivos concretos visando à solução daqueles problemas. Empregando-se a árvore de problemas, esses objetivos são, então, hierarquizados em quatro categorias, obtidas a partir do nível correspondente da árvore de objetivos.

As categorias de objetivos são designadas da mesma forma em que são expressas na matriz lógica. Registramos a seguir as designações mais utilizadas, com o termo correspondente no idioma inglês.

• Fim (Finalidade, Impacto ou Goal) é o objetivo de nível mais alto, mais estratégico, que corresponde ao problema principal da árvore de problemas. O fim indica que o projeto contribuirá de maneira significativa para a solução do problema principal e permite avaliar o impacto do projeto sobre aquele problema. Em geral, esse impacto ocorre em nível nacional, regional ou setorial.
• Propósito (Resultado ou Purpose) é o objetivo que representa o efeito direto, a contribuição para o Objetivo Fim, dos objetivos de nível imediatamente inferior (os Componentes). O Propósito consiste em uma hipótese que indica qual o efeito direto a ser alcançado quando os Objetivos Componentes são alcançados. O propósito é um objetivo fixado a partir de um problema de nível intermediário da árvore de problemas.
• Componentes (Components) são os produtos esperados da implementação do projeto: obras, serviços, estudos, capacitação, alteração comprovada no estado de variáveis importantes, etc. Estes produtos devem ser expressos como trabalho realizado, como por exemplo, sistemas instalados, número de pessoas treinadas, melhoria de qualidade expressa por indicadores inequívocos, etc. O Componente é um objetivo fixado a partir de um problema dos níveis inferiores da árvore de problemas.
Atividades (Activities) são as diversas ações e tarefas a realizar para atingir cada um dos Objetivos Componentes do projeto. É na realização das atividades que ocorre o dispêndio de recursos do projeto.

Os objetivos resultantes da análise de objetivos são dispostos graficamente na árvore de objetivos. Procure construir uma dessas árvores para o problema da educação fundamental, já visto. Nas quatro páginas seguintes você verá uma resposta que foi dividida em duas sub-árvores para simplicidade de apresentação. Árvore de objetivos nr. 1 e Árvore de objetivos nr. 2. Depois de identificado um objetivo, é preciso especificar um indicador que permita avaliar quando o objetivo foi atingido. Informações sobre indicadores serão dadas no item 4.1.2 relativo à matriz lógica.



Copyright © 2019 UPIS.