Identificação dos Riscos

É fato conhecido que todo projeto envolve riscos de diversas naturezas: sociais, financeiros, políticos, institucionais, ambientais etc., que podem prejudicar o alcance dos objetivos. Por isso, durante a preparação de um projeto, é preciso fazer um esforço para identificar o maior número possível desses riscos, avaliar as probabilidades de dano, avaliar as probabilidades de danos, e identificar de onde podem provir tais ameaças.

A metodologia do Marco Lógico prevê que essa identificação de riscos seja feita para cada um dos níveis de objetivos da matriz lógica, isto é: Fim, Propósito, Componente e Atividade. A partir do nível de Atividade, cada risco é descrito como uma hipótese que deve ocorrer para que os objetivos do nível seguinte sejam atingidos. No nível de Fim, as hipóteses indicadoras de riscos devem se referir-se à sustentabilidade dos resultados do projeto. Pode-se pensar nas hipóteses, como objetivos que devem ocorrer, mas que não estão sob o controle da gerência do projeto.

Durante o planejamento, é preciso montar o projeto de modo a reduzir os riscos e aumentar a probabilidade das respectivas hipóteses virem a ocorrer. Isso também deve ocorrer durante a implementação do projeto.

É preciso cuidado na redação para evitar a inclusão de hipóteses muito vagas, que dificultem a ação gerencial e a avaliação. Para ver um exemplo parcial de hipóteses relacionadas aos riscos do projeto sobre educação ambiental clique no botão avançar de cor amarela. Faça um exercício tentando identificar mais algumas hipóteses relacionadas ao mesmo projeto.



Copyright © 2019 UPIS.