SOBRE A ELABORAÇÃO DE INDICADORES

Indicadores são indícios ou sinais informativos que possibilitam determinar se uma mudança ocorreu em um curso de eventos, e conseqüentemente, se progresso foi feito para se atingir os objetivos do projeto. Deve-se certificar que todas as dimensões qualidade, tempo e quantidade sejam compreendidos pelos indicadores de cada linha da Matriz de Marco Lógico. Uma vez que são utilizados como parâmetros para avaliação das mudanças, e as circunstâncias do projeto podem mudar, os indicadores devem ser reformulados para acompanhar o novo contexto.

Os seguintes aspectos devem ser considerados no momento de elaboração de indicadores:

economia: deve-se procurar limitar em 2 a 5 indicadores para cada aspecto a ser mensurado. Quanto mais alto o nível de análise, menor o número de indicadores.

relevância: deve-se selecionar indicadores que são importantes para a mensuração desejada, aplicáveis ao projeto e à população-alvo

prioridade: deve-se diferenciar indicadores-chave de indicadores secundários.

Clique em exemplo de indicadores para ver alguns indicadores do projeto de educação fundamental.

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A lógica inerente ao preenchimento da matriz é que a realização das Atividades implica na consecução dos Componentes. Por sua vez, a efetivação dos Componentes leva ao alcance dos Propósitos que, em conjunto, possibilitam o alcance do Fim, isto é, a solução do problema ou a melhoria desejada na situação problema que o projeto pretende atacar. Percebe-se, desta forma, que a lógica inerente é de condicionalidade do tipo "se ... então". Por exemplo, se determinadas atividades são realizadas e as respectivas hipóteses de risco se confirmam, então o componente relacionado àquelas atividades será alcançado. A tabela a seguir indica as definições de cada uma das informações requeridas na Matriz de Marco Lógico. Ao longo deste módulo já estudamos a maioria dessas informações.
Matriz do Marco Lógico
 Descrição
Meios de verificação 
Hipóteses (riscos) 

Fim

O objetivo Fim do projeto mostra como o projeto contribuirá para a solução de um problema social.

Medem o impacto  final do projeto. Devem especificar quantidade, qualidade e prazos. São as fontes de informação que podem ser utilizadas para verificar se o objetivo Fim  foi alcançado. Podem incluir publicações, pesquisas, levantamentos etc. Indicam acontecimentos, condições e decisões importantes necessárias para a sustentabilidade dos benefícios gerados pelo projeto.
Propósitos

São resultados diretos a serem alcançados  com a aplicação dos componentes produzidos durante o projeto. São hipóteses sobre os benefícios que se espera obter a partir dos componentes.
Descrevem os resultados alcançados ao final do projeto.
Devem incluir metas que reflitam a situação ao final do projeto.
São as fontes de informação que podem ser utilizadas para verificar se os propósitos estão sendo alcançado.
Podem indicar a existência de problemas ou a necessidade de ajustes ou mudanças nos componentes do projeto.
Indicam acontecimentos, condições ou decisões que devem ocorrer para que os propósitos do projeto consigam contribuir para se atingir o Fim desejado.

Componentes

São os produtos obtidos com a realização do projeto: obras, serviços, capacitação, alteração no estado de variáveis,  campanhas de vacinação.

São descrições breves e claras sobre quantidade, qualidade dos componentes do projeto e seus prazos de execução. São as fontes de informação ondem podem ser encontradas as informações sobre o alcance dos componentes. Suposições, acontecimentos ou condições que devem ocorrer para que os  componentes do projeto levem aos propósitos desejados.
Atividades

São as tarefas que devem ser executa-das para completar cada um dos componentes do projeto.
Elas implicam em custos e devem ser organizadas cronologicamente para cada componente.

Esta célula deve conter o orçamento de cada componente do projeto e  de suas respectivas atividades. Indica as fontes de informação para acompanhar a execução das atividades (cronograma) e o orçamento do projeto. São acontecimentos, condições ou decisões, fora do controle do gerente do projeto, que precisam ocorrer para que os componentes sejam atingidos adequadamente.

Adaptado de ADULIS, Adalberto. O Uso do Marco Lógico na Gestão e Avaliação de Projetos. Disponível em www.rits.org.br



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