2 Na Matriz tradicional, os Objetivos Intermediários seriam os Propósitos.

<<Fechar

Objetivos Intermediários (Propósitos) – São os objetivos de cada componente nos quais se divide o projeto. Esses são parte de uma cadeia de resultados e se combinam para que o Objetivo de Desenvolvimento do Projeto seja alcançado. Os objetivos intermediários se focam nos atores chaves (ex.: professores, prefeituras, etc.) e no valor que esses agregam (ex.: uso de novas técnicas de ensino, gestão eficiente dos recursos públicos, etc.) para o alcance do objetivo de desenvolvimento. (ex.: estudantes aprendendo melhor, serviços públicos ao cidadão de maior qualidade, etc.). Os objetivos intermediários normalmente podem ser verificados durante a implementação do projeto, possibilitando mudança de rumos caso as expectativas com relação aos resultados do projeto não estejam se cumprindo. Uma análise das razões pelas quais um resultado intermediário foi ou não alcançado, mesmo quando todos os componentes foram realizados, revelará oportunidades de melhorias no projeto.

2- Indicadores de Resultado – São os indicadores que permitem medir se o Objetivo de Desenvolvimento do Projeto e os Resultados Intermediários foram alcançados e em que medida. Geralmente, os indicadores são apresentados com um valor inicial (no momento da implementação do projeto) e o valor a ser alcançado. Ex.: 80% das pequenas empresas beneficiadas pelo projeto usando a ferramenta do Planejamento Estratégico; ou ainda 70% dos alunos com notas finais superiores às do ano anterior.

3- Uso da Informação dos Resultados – A terceira coluna da matriz mostra como os indicadores serão usados em dois momentos: i) durante a implementação do projeto, para avaliar o desempenho do projeto e mudar o rumo, se necessário; e ii) se aplicável, em decisões ex-post. Ex.: Indicador - % de Parques Nacionais com Plano de Manejo. Uso da Informação – Realizar workshops com a população de outra área, mostrando os benefícios trazidos pelo uso do Plano de Manejo em Parques Nacionais.

Nessa coluna, a descrição é precedida pelo ano de implementação do projeto quando o uso da informação deverá ocorrer. Exemplo: Ano 3 – Ano 5: Ajudar a demonstrar os benefícios potenciais do uso de práticas de manejo mais sustentáveis. O “Ano 3 – Ano 5” significa que as atividades de demonstração dos benefícios do uso de prática de manejo deverão ocorrer entre o Ano 3 e 5 de implementação do projeto.



Copyright © 2019 UPIS.