O fato dos adiantamentos serem feitos em moeda nacional (a mesma utilizada no Orçamento Geral da União onde se insere o orçamento anual do projeto) representa uma outra vantagem de se trabalhar com adiantamentos do Tesouro.

Em tempos de estabilidade econômica e, conseqüentemente, da moeda (inclusive com eventuais valorizações) no qual vive o Brasil, a vantagem de se trabalhar em moeda nacional é evidente. O Tesouro assume a responsabilidade pelo risco cambial, que antes deveria ser absorvido pelos projetos.

Assim, os projetos não ficam sujeitos às variações decorrentes de eventos exógenos ao País, como por exemplo, desvalorizações do dólar a nível internacional, alterando a relação de forças das moedas que os Bancos Internacionais mantêm em seus estoques. Ou seja, em período de estabilidade da moeda nacional, os projetos não necessitam manter estoques de moeda estrangeira, uma vez que a apreciação em relação à moeda estrangeira é a hipótese mais provável e não a depreciação da moeda nacional.



Copyright © 2019 UPIS.