5 - Módulo contábil e de auditoria

O módulo contábil e de auditoria gerencia as contas bancárias e lançamentos relacionados às fontes de recursos (BIRD e Contrapartida) e de aplicação, possibilitando o cadastro, a classificação, o lançamento, o cálculo, a consulta e a visualização daquelas contas e lançamentos, interagindo com o Módulo Econômico-Financeiro a partir das informações já cadastradas.

A contabilidade é realizada de maneira sistematizada e opera pelo regime de competência (contas a pagar). Ao definirmos cada conta analítica no plano de contas, é possível associarmos essa conta a uma conta de origem ou de aplicação do módulo econômico/financeiro. A estrutura definida nas linhas de Ativo Permanente e Passivo Circulante, reflete o Plano de Execução do Projeto, conforme definido no módulo de planejamento.

Pela contabilidade, torna-se também possível realizarmos um acompanhamento dos montantes desembolsados, das amortizações ocorridas e da situação dos fundos rotativos. É no Módulo Contábil que são divulgados os resultados, através de balanços, balancetes, razão etc, formatados para operar com diversos tipos de moeda: moeda local (R$) e o equivalente nas moedas vigentes no Acordo de Empréstimo.

Em função do resultado contábil são elaboradas, anualmente, as Demonstrações Financeiras, após o término do exercício fiscal. Essas demonstrações são apresentadas aos auditores externos, que consolidam as informações recebidas em um documento: o Relatório de Auditoria. As Demonstrações Financeiras são constituídas de Notas Explicativas e diversos relatórios.

A seguir, veremos detalhes sobre cada uma das fases do módulo contábil e de auditoria, tal como indicado no fluxograma geral apresentado. Passe o mouse sobre os links para acessar os detalhes.



Copyright © 2019 UPIS.