Os termos financeiros favoráveis significam que, se for empréstimo, deve ter pelo menos 25% de seu valor como doação.

<<Fechar

7 – Conceitos sobre a avaliação de projetos

Atualmente, há uma crescente preocupação com a avaliação dos projetos apoiados pelos organismos internacionais, resultado, dentre outros motivos, da pressão dos governos cedentes dos recursos pela demonstração dos resultados dos recursos cedidos como ajuda oficial ao desenvolvimento.

Segundo a Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento - OCDE, essa ajuda representa doações ou empréstimos para países em desenvolvimento com as seguintes características:


  • são realizadas pelo setor oficial;
  • têm por objetivo primário o desenvolvimento econômico e o bem-estar da população alvo;
  • são oferecidas em termos financeiros favoráveis ao receptor ou mutuário.

“Além de fluxos financeiros, a cooperação técnica também é um tipo de ajuda ao desenvolvimento. Doações e créditos para fins militares estão excluídos”.

A avaliação é definida pela OCDE como:


“... a apreciação sistemática e objetiva de projeto, programa ou política em curso ou concluído, de seu desenho, implementação e seus resultados. O objetivo é determinar a pertinência e o alcance dos objetivos, assim como a eficiência, a eficácia, o impacto e a sustentabilidade para o desenvolvimento. Uma avaliação deverá proporcionar informações fidedignas e úteis, que permitam incorporar as lições aprendidas ao processo de tomada de decisões dos beneficiários e doadores”.

O objetivo fundamental da avaliação é analisar as relações de causa e efeito no âmbito de determinado programa ou projeto, com vistas a gerar conhecimento que será utilizado em ações futuras, garantindo o aprendizado e aumentando a probabilidade de êxito de futuras intervenções.



Copyright © 2019 UPIS.