Os indicadores são quantitativos quando procuram focar processos que podem ser traduzidos em termos numéricos, tais como, valores absolutos, porcentagens, proporções, médias, etc.

<<Fechar


Os indicadores são qualitativos quando não é possível utilizar números, sendo necessária utilização de referências de grandeza, intensidade ou estado, tais como forte/fraco, amplo/restrito, frágil/estruturado, ágil/lento, satisfatório/insatisfatório, e assim por diante.

<<Fechar

Os resultados de determinado projeto podem ser tangíveis, como a construção de uma estrada, ou intangíveis, como a mudança de determinado comportamento de um grupo social. No entanto, deve-se sempre buscar resultados mensuráveis.

A mensuração de um resultado é feita por meio de indicadores que podem ser quantitativos e qualitativos, proporcionando um meio simples e efetivo para medir as realizações de determinado projeto. Os indicadores buscam expressar algum aspecto da realidade, para que possamos analisá-lo, mas não são a própria realidade.

Por exemplo, o número de hectares desmatados em determinado estado da Amazônia Legal indica um aspecto da realidade: a falta de controle do poder público sobre o desmatamento. O indicador “número de hectares desmatados” apenas aponta para uma realidade mais complexa, caracterizada por diversas relações de causa e efeito.



Copyright © 2019 UPIS.