O princípio da utilidade é adotado para que os tomadores de decisão realmente incorporem as lições aprendidas com o processo de avaliação, percebendo-as como úteis, atualizadas e voltadas para a prática.

<<Fechar


Para que os resultados da avaliação sejam usados no futuro, eles devem ser vistos como: objetivos, rigorosos e imparciais. A credibilidade da avaliação se baseia na qualidade profissional dos técnicos, o rigor de seus métodos e a disponibilidade em tempo hábil de suas conclusões.

<<Fechar

Os princípios que guiam a avaliação das operações do Banco Mundial são:

O processo de avaliação, incluindo a auto-avaliação, é sujeito a revisões anuais independentes pelo Comitê de Efetividade para o Desenvolvimento do Board do Banco. Esse Comitê delibera sobre assuntos que têm peso sobre a relevância, eficiência e efetividade das operações do Banco, além de monitorar a implementação de suas atividades, para garantir que o objetivo geral de redução da pobreza esteja sendo seguido.

Na conclusão dos projetos do Banco Mundial, produz-se um documento chamado “Relatório de Finalização da Implementação” (Implementation Completion Report – PCR).

Tal documento avalia as seguintes variáveis:


  • Resultado Geral – Qual a porcentagem do objetivo geral do projeto foi realmente atingida?
  • Sustentabilidade dos resultados – Em que medida os resultados alcançados pelo projeto se manterão ao longo do tempo?
  • Desenvolvimento Institucional – Em que medida as instituições envolvidas na implementação do projeto e beneficiárias desse foram fortalecidas?
  • Performance do Banco Mundial e do mutuário – Na preparação e implementação do projeto (licitações, desembolsos, etc.), como foi a atuação do agente financeiro e do mutuário?
  • Lições Aprendidas – Quais são as lições que podem ser tiradas dessa experiência e generalizada para intervenções futuras?


Copyright © 2019 UPIS.