Resumo O gerenciamento de projetos moderno, eficaz e seguro, visa municiar os Gerentes de todo tipo de informação para o controle do projeto. O objetivo fundamental do gerenciamento, não é acertar, apenas, cada passo do projeto, mas, principalmente, manter focalizado o objetivo geral. Os quatros principais módulos de execução de projetos são: planejamento; controle econômico-financeiro; contábil e auditoria e gestão técnica e administrativa. O módulo de planejamento integra todas as fases do ciclo de vida do projeto: concepção; detalhamento; execução e conclusão. O módulo de planejamento se subdivide em quatro principais etapas: definição da estrutura gerencial do projeto; planejamento contratual por categorias de investimento e planejamento orçamentário (incluindo empenhos). O módulo
de controle econômico-financeiro armazena informações
referentes à execução das ações do
contrato, como um histórico descritivo, ainda que suscinto, das
licitações, dos reajustamentos, dos aditivos, das medições,
dos faturamentos, dos pagamentos, dos aportes de recursos e pedidos de
desembolsos, com os lançamentos relacionados às fontes de
recursos (BIRD e Contrapartida) e de aplicação. O módulo de gestão técnica e administrativa compreende as obrigações contratuais com o cadastramento de todos os dados levantados a partir dos contratos de consultorias, projetos, serviços/obras e fornecimentos dos contratos de empréstimo/orçamento. O plano de aquisições e licitações deve estabelecer: os contratos específicos para os serviços de consultoria necessários à execução do projeto durante o período inicial (pelo menos 18 meses), incluindo os métodos propostos para a seleção de serviços de consultoria e os respectivos procedimentos de revisão do Banco. O objetivo fundamental da avaliação é analisar as relações de causa e efeito no âmbito de determinado programa ou projeto, com vistas a gerar um conhecimento que será utilizado em ações futuras, garantindo o aprendizado e aumentando a probabilidade de êxito de futuras intervenções. A avaliação pode ser realizada em diferentes fases da implementação do projeto, tendo características e objetivos distintos em cada uma dessas. Os projetos têm dois tipos de objetivos, o objetivo geral e objetivos específicos. O objetivo geral expressa o impacto na sociedade ou ambiente buscado pelo projeto no longo prazo. Os objetivos específicos, por sua vez, são objetivos imediatos, a serem alcançados pelo projeto de forma que o conjunto desses objetivos levará à consecução do objetivo geral. Os indicadores (quantitativos e qualitativos) proporcionam um meio simples e fiel para medir as realizações de determinado projeto. A avaliação ex ante é realizada antes de se implementar determinado projeto e busca levantar as características do entorno antes da intervenção do projeto (baseline scenario). A avaliação de meio termo é realizada durante a implementação do projeto e tem por objetivo verificar as eventuais mudanças de percurso que o projeto deve tomar para aumentar a probabilidade de alcance de seus objetivos. A avaliação ex-post pode ocorrer logo após a finalização do projeto ou muito tempo depois de sua conclusão e tem por objetivo identificar os fatores de êxito ou fracasso de um determinado projeto, avaliar a sustentabilidade dos resultados alcançados e levantar as lições aprendidas que serão úteis para projetos futuros. A avaliação independente é levada a cabo por uma instituição contratada pela UCP especificamente para esse fim. A credibilidade de determinada avaliação está diretamente ligada ao grau de independência dessa instituição. A avaliação
das operações do Banco Mundial segue os princípios
da utilidade, credibilidade e da transparência e ao final dos projetos
elabora o “Relatório de Finalização da Implementação”
(Implementation Completion Report – PCR). |
Copyright
© 2019 UPIS.
|