2 - A Controladoria no Processo de Gestão

As empresas procuram desenvolver suas atividades de maneira a garantir continuidade e sucesso. Para isso procuram avaliar a situação atual e projetar um futuro desejado. Essa condução da empresa em busca de seus objetivos é o que podemos chamar de Processo de Gestão.

As várias etapas envolvidas no processo, desde o planejamento, gerenciamento e determinação dos resultados devem ocorrer de forma integrada e interdependente. A atuação do controller é fundamental em todas as etapas desse processo. Vejamos de maneira esquemática:

O planejamento consiste em decidir antecipadamente o futuro da organização. Quando se fala em planejamento lembramos de pelo menos dois níveis: planejamento estratégico e planejamento operacional.

O Planejamento Estratégico é uma definição, em termos de futuro, do que a entidade vai fazer e como serão estrategicamente utilizados os recursos. Exige a determinação dos objetivos e metas da corporação, assim como o desenvolvimento de padrões e políticas estratégicas, por meio das quais eles serão alcançados. Uma importante característica do Planejamento Estratégico é a utilização de informações sobre o ambiente interno e externo da organização.

No planejamento estratégico são identificadas as oportunidades, as ameaças, os pontos fortes e os pontos fracos. As oportunidades e ameaças correspondem a variáveis externas e sua influência sobre a empresa. Os pontos fortes e fracos correspondem a características internas da empresa, tendo em vista as oportunidades e as ameaças identificadas.

A identificação das oportunidades e ameaças pressupõe a avaliação de um cenário formado por variáveis econômicas, políticas, sociais, tecnológicas, demográficas, psíquicas, ideológicas e culturais. É necessário identificar como essas variáveis irão interagir em termos de mudanças no comportamento do consumidor, escassez ou abundância nas fontes de abastecimento, nível de atividade econômica, alterações nos movimentos políticos, desenvolvimentos tecnológicos, movimentos sindicais e ecológicos, restrições ou facilidades quanto ao comércio com outros países.

A partir dessas avaliações a empresa poderá fundamentar a escolha dos produtos que irá ofertar, mercados dos quais participará, canais de distribuição, produção, estrutura organizacional e objetivos econômicos e financeiros.



Copyright © 2003 AIEC..