1 - O que é um inventário?

A definição do dicionário Aurélio diz que inventário é:

1. relação dos bens deixados por alguém que morreu;
2. relação ou rol de mercadorias, bens etc.

No sentido contábil, o inventário é o rol ou lista oriunda da contagem física das mercadorias e produtos que a empresa mantém em seus estoques. Inventariar, portanto, é contar fisicamente as mercadorias que estão nos depósitos da empresa.

Uma madeireira, por exemplo, faz seu inventário, no final de ano, e conta todos os tipos de madeira que estão em seus depósitos. Isso dá a dimensão quantitativa dos estoques. O passo seguinte é dar aos estoques a dimensão qualitativa, que consiste em definir que tipo de madeira a empresa dispõe e o quanto vale. Interessa ao inventário o custo dos diferentes tipos de madeira, e o valor dos estoques, após as compras e vendas do período.

A rigor, a empresa pode inventariar qualquer bem que mantenha em seu patrimônio. Por exemplo, pode haver inventário dos bens do imobilizado, de contas a pagar e a receber etc. E convém estudar o termo inventário, voltado à contagem física dos estoques da empresa.

A forma de a empresa utilizar os inventários pode variar. O mais comum é a existência do inventário permanente e do inventário periódico.



Copyright © 2003 AIEC..