3 - Ponto de equilíbrio

É o ponto onde a empresa "zera" todos os custos de sua produção, determina a quantidade que deve ser vendida para cobrir os custos, ou seja, os custos totais são iguais às receitas totais.

Na verdade a expressão ponto de equilíbrio refere-se ao nível de venda em que não há lucro nem prejuízo, onde os custos totais são iguais às receitas totais.

  • Para Crepaldi (1998), "A análise do equilíbrio presume que: preço de venda é constante;
  • há somente um produto ou grupo constante de produtos;
  • a eficiência da produção é constante;
  • os estoques não sofrem mudanças significativas entre períodos;
  • custo variável por unidade é constante.

Os pontos fundamentais são:

  • um aumento no preço das vendas diminui o ponto de equilíbrio das vendas;
  • um aumento no custo variável aumenta o ponto de equilíbrio das vendas;
  • um aumento no custo fixo aumenta o ponto de equilíbrio das vendas.

O ponto de equilíbrio é apenas um dos parâmetros que os gerentes necessitam para decidir entre quais produtos fabricar mais ou menos. A situação da economia vista em termos de procura e oferta de dinheiro e o relacionamento com os clientes devem fazer parte desse arcabouço.



Copyright © 2003 AIEC..