| 1 - Conceitos de formação de preço de vendas A
determinação dos preços de venda dos produtos e serviços
é tarefa extremamente importante na empresa moderna, constituindo-se
uma das peças fundamentais do planejamento empresarial. A fixação
de preços deve refletir os objetivos e estratégias estabelecidas
pela alta administração da empresa.
As diversas
variáveis que interagem na determinação e na análise
do preço de um produto ou serviço tornam essa tarefa complexa,
exigindo por parte da empresa a definição de uma eficiente
política de fixação de preços, que tenha por
objetivo a continuidade operacional ao longo do tempo. O grande objetivo
é o de se encontrar o preço que melhor utilize o potencial
e os recursos da empresa.
A formação de preços de venda a partir do custeio por absorção é a técnica mais utilizada. É feita adicionando-se ao custo industrial por produto, as taxas gerais de despesas (administrativas, de vendas e despesas financeiras) e, a margem de lucro desejada. A formação de preço de vendas a partir do custeio direto, leva em conta somente o custo direto ou variável mais as despesas variáveis do produto que possam ser identificadas. A margem aplicada deverá cobrir, além do percentual de lucro desejado, os custos e despesas fixas, que não foram considerados no processo. |
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