Estudaremos aqui três tipos de custo-padrão. São eles:

O Custo-padrão ideal é um custo determinado da forma mais científica possível pela engenharia de produção da empresa, dentro de condições ideais de qualidade dos materiais, de eficiência de mão-de-obra, com o mínimo de desperdício de todos os insumos envolvidos. Pode ser considerado como uma meta de longo prazo da empresa.

Entretanto, a curto prazo, por existirem, na prática, deficiências no uso e na qualidade dos insumos, apresenta muita dificuldade para ser alcançado.

O Custo-padrão Estimado é aquele determinado, simplesmente, por meio de uma projeção, para o futuro, a partir da média dos custos observados no passado, sem qualquer preocupação de avaliar se ocorreram ineficiências na produção (por exemplo, se o nível de desperdício dos materiais poderia ser diminuído, se a produtividade da mão-de-obra poderia ser melhorada, se os preços pagos pelos insumos poderiam ser menores etc.).

O Custo-padrão corrente situa-se entre o ideal e o estimado. Ao contrário deste último, para fixá-lo, a empresa deve proceder a estudo para uma avaliação da deficiência da produção.



Copyright © 2003 AIEC..