:sunk cost Termo utilizado na literatura administrativa internacional para designar os custos de oportunidade intrínsecos a um investimento. Isto é, se após o empreendedor adquirir máquinas, equipamentos e instalações e contratar o pessoal, verificar que o negócio não está andando como o previsto, é muito grande o custo para “desinvestir”, ou seja, vender o que foi adquirido e dispensar as pessoas. Talvez isto impeça que ele venha a investir em outra oportunidade alternativa. Obviamente, nesse caso, um bom planejamento teria identificado os riscos e poderia evitar os custos adicionar. :Start-up Start-up indica início. É o termo, habitualmente, usado para identificar empresas em fase inicial de operação. :Intra-empreendedorismo É a aplicação das técnicas de empreendedorismo em uma empresa já existente, buscando a melhoria contínua ou a inovação, identificando novos produtos ou serviços, no mesmo ramo ou em outros, que possam assegurar fontes de vantagem competitiva para a empresa. :Plano de negócio completo O plano de negócio é recomendado quando há objetivos de captação de recursos, intenção de compor parceria ou de conseguir apoio do governo. Essas são ocasiões em que é necessário mostrar todos os aspectos que o negócio envolve. O plano de negócio completo é composto de 15 a 40 páginas. :Plano de negócio resumido O plano de negócio resumido possui de 15 a 40 páginas e, normalmente, é utilizado como uma “carta de intenções” destinada a despertar o interesse em pontos essenciais, até que um plano de negócio completo seja requisitado. É indicado nos casos em que os analistas preferem fazer triagem inicial para, depois, analisar em detalhes os planos selecionados. :Plano de negócio operacional O plano de negócio operacional consiste na aplicação do plano de negócio como ferramenta de gerenciamento. Não há uma extensão definida, devendo ter a riqueza de detalhes julgada conveniente pela equipe gerencial. :Imposto de competência estadual Incide sobre o valor adicionado na circulação de mercadorias e na prestação de serviço de transporte interestadual e intermunicipal e de telecomunicação. Suas alíquotas são estabelecidas pela unidade federada competente e podem ser seletivas em função da essencialidade do produto ou serviço. :Imposto de competência federal Incide sobre as operações que caracterizem industrialização de produtos e suas alíquotas devem ser seletivas em função da essencialidade do mesmo. Portanto é um imposto com uma base mais restrita que o ICMS, incidindo apenas sobre mercadorias industrializadas. Porém, sua base é suficientemente ampla para descaracterizá-lo como um imposto seletivo. :Instituto Nacional de Propriedade Industrial Órgão do governo federal que analisa e concede, à luz da legislação brasileira, o registro de marcas e patentes. :IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, responsável pela elaboração das contas nacionais do Brasil, entre elas o cálculo do PIB. :PIB O produto Interno Bruto calcula o valor agregado dos bens e serviços criados num país, em determinado ano, por seus residentes ou não-residentes, como multinacionais que atuam no país. O PNB, Produto Nacional Bruto, é a medida da riqueza nacional considerando apenas a atuação dos residentes. :Transformação Refere-se ao uso de recursos para mudar o estado ou a condição de algo para produzir outputs :Processo de conversão Processo de conversão – Na manufatura, o processo de conversão muda o formato das matérias-primas e a composição ou a forma dos recursos. Em serviços, não há propriamente transformação. O serviço é criado. :Outputs Os outputs e o propósito do processo de transformação são bens e serviços, geralmente vistos como diferentes. :A tecnologia do job shop É apropriada para fabricantes de pequenos lotes de diferentes produtos, cada um projetado para um cliente e que, conseqüentemente, requerem seu próprio conjunto de passos, ou caminho de processamento, ao longo dos processos de produção. Por exemplo, os trabalhos realizados por uma editora. Job shop é um processo de produção que lida com variedade muito alta e baixos volumes. Cada produto deve compartilhar os recursos da operação com diversos outros. :A tecnologia de lote A tecnologia de lote é um passo além da tecnologia do job shop em termos da padronização de produtos, mas não é tão padronizada quanto a tecnologia da linha de montagem. A tecnologia de lotes favorece a fabricação de uma grande variedade de produtos numa grande variedade de volumes. :A tecnologia de linha de montagem A tecnologia de linha de montagem é utilizada em fábricas que produzem uma pequena gama de produtos padronizados. Utensílios para lavanderia são um exemplo representativo. :Processo racional É um processo racional de busca de informações acerca do valor das vendas futuras de um item ou de um conjunto de itens. :Método quantitativo Utiliza modelos matemáticos para chegar aos valores previstos. Oferece resultados claros, embora não necessariamente exatos quanto ao crescimento ou queda de aceitação; participação de um produto; participação da concorrência no mercado; estimativa da população e sua freqüência de compra. :Métodos qualitativos Métodos qualitativos são métodos que tomam por base o julgamento de pessoas que, de forma direta e indireta, tenham condições de opinar sobre a demanda futura, tais como gerentes, vendedores, clientes, fornecedores etc. A avaliação qualitativa busca informações subjetivas do mercado consumidor, por meio da utilização de entrevistas ou questionários junto ao mercado consumidor ou aos intermediários da cadeia de abastecimento como compradores, vendedores ou gerentes dessas áreas. :Sistema de estoques reativos Nos sistemas reativos, a gestão de estoques requer a abordagem de reposição: à medida que o item é usado, ele é reposto para se ter sempre material à mão, para atender os consumidores. É fundamental conhecer, pelo menos, uma estimativa da demanda futura, para que se possa dizer o momento de reposição e também a quantidade a adquirir ou fabricar para o estoque. :Concorrentes diretos São aqueles que atuam no mesmo segmento de mercado, oferecendo produtos ou serviços similares; concorrentes indiretos oferecem produtos ou serviços substitutos. Exemplo pode ser encontrado no mercado de livros. Uma livraria pode identificar como seu concorrente direto outra livraria, instalada na mesma região da cidade. Pode, ainda, identificar como concorrente direto livrarias virtuais que, por meio da Internet, podem vender e entregar livros na mesma região. Porém, um livro, em muitas situações, é meio de lazer. Nesse caso, todas as ofertas de lazer acessíveis para os mesmos clientes focados pela livraria, como a locação de vídeos, um teatro, e outros, exercem, indiretamente, concorrência à venda de livros. :Nicho de Mercado, segundo Salim et al. (2001) “é a parcela de um segmento de mercado, escolhido para atuação da empresa, como decorrência de características especiais do seu produto/serviço, da sua localização, da experiência de seus técnicos ou de outros fatores, e que resulta numa sinergia especial com clientes desse nicho”. :Elasticidade-preço da demanda Elasticidade-preço da demanda é conceito relacionado com as alterações da demanda, quando se alteram os preços. Rigorosamente, é a derivada parcial da demanda, em relação ao preço. Isto é, o quanto varia a demanda, se o preço se altera em uma unidade. O conceito relacionado é o de Elasticidade-renda da demanda. Similarmente, o que é medido nesse caso são as alterações na demanda provocadas por alterações no nível de renda. :Referidos ativos Referidos ativosmuitas vezes são denominados de ativos rentáveis, porque geralmente fornecem a base para a geração de lucro e valor à empresa. :Depreciação Depreciação é a perda ou redução de valor dos móveis e utensílios, máquinas, equipamentos, veículos, ferramentas e demais ativos imobilizados, pelo desgaste ou pela obsolescência tecnológica. Lemes Júnior, Rigo e Cherobim (2002, p. 175 e 176). :Amortização Amortização é o ato de abater despesas pré-operacionais realizadas na vida de um projeto. :Exaustão Exaustão é o ato ou efeito de esgotamento das reservas físicas de uma mina ou jazida. :Índice de Payout Índice de Payout = (Dividendos pagos + dividendos propostos + juros sobre capital próprio)/Lucro líquido.