Mas muitos empresários resistem à elaboração de plano com base. E por quê?

• Pensam que sabem tudo do negócio e, por isso, não há necessidade de escrevê-lo.
• Acreditam que elaborar um plano lhes tomará tempo que não dispõem e sem perspectiva de qualquer benefício.
• Possuem os recursos financeiros necessários para o negócio e não vêem utilidade para um plano de negócio.


Pois bem, escrever nos ajuda a sistematizar o pensamento e permite que ensaiemos uma série de alternativas. Quando testamos alternativas no papel, antes de iniciar as atividades ou implementar mudanças na organização, economizamos recursos e evitamos muita “dor de cabeça”.

Estudos feitos, no Brasil e nos Estados Unidos, mostram que a principal causa de falências, tanto em novos negócios como em negócios maduros, se encontra em problemas gerenciais, que poderiam ter sido previstos e solucionados com planejamento adequado.

Mesmo que a idéia de novo negócio ou a busca de novos caminhos para uma empresa enfrentem e vençam os testes iniciais de sistematização e tomem a forma de boa oportunidade de negócio, há várias opções para que sua implementação seja conduzida.

Alternativas devem ser analisadas, em etapa pré-operacional, quanto:

• ao melhor posicionamento de mercado;
• à localização;
• aos membros da equipe que irá conduzir o negócio;
• à tecnologia a ser adotada.



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