Enfatizamos que as melhores fontes de recursos precisam ser analisadas em fase pré-operacional. Em outras palavras, os recursos para novo negócio ou para um negócio já existente são preciosos e os custos resultantes de decisões equivocadas, que possam exigir novos investimentos – os chamados sunk costs – são, na maioria das vezes, ruinosos.

Observamos a importância da avaliação de viabilidade do empreendimento proposto. Isto é, o plano de negócio apresenta as informações necessárias para que todo interessado no novo empreendimento seja protagonista, empreendedor, futuro fornecedor, cliente, investidor ou colaborador. Permite que o observador conheça a potencialidade do negócio e tome decisões em bases mais sólidas.

Em outras palavras, o plano de negócio oferece uma série de informações como:


• identificação de oportunidades de negócios;
• definição do negócio que realmente se pretende implementar;
• estratégias que serão adotadas;
• marketing para o negócio e como ele irá operar;
• indicadores econômico-financeiros que apontarão a necessidade de investimento;
• retornos previstos que permitirão avaliar a viabilidade do negócio.


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