3 - Aplicações do plano de negócio

Uma das grandes confusões em torno dos planos de negócios acontece porque muitos administradores e empreendedores compreendem o plano de negócio como instrumental, ou ferramenta destinada apenas a empresas nascentes. Este enfoque é comum; porém, é baseado em visão muito restrita das aplicações potenciais de um plano de negócio.

O plano de negócio engloba todas as etapas do processo empreendedor e é fundamental em qualquer atividade relacionada ao empreendedorismo. Por sua vez, o plano de negócio não se manifesta apenas quando se lida com start-up. O processo empreendedor envolve, também, o chamado intra-empreendedorismo.

O plano de negócio, portanto, é um instrumento aplicado no empreendedorismo ou no intra-empreendedorismo. Empresas como FEDEX, IBM e XEROX, por exemplo, utilizam o plano de negócio como ferramenta de gestão.

O plano de negócio é usado em documentos de planejamento; documentos que definem a organização; mecanismos de direção e controle; e instrumentos para a captação de recursos de terceiros. Vejamos cada uma dessas aplicações em maiores detalhes.

O plano de negócio = documento de planejamento – O plano de negócio é documento de planejamento, embora não se encerre aí a sua aplicabilidade. O planejamento de uma organização é elaborado em três níveis: estratégico, tático e operacional.




Copyright © 2019 UPIS.