Além dessa caracterização, o planejamento também é definido em função do horizonte de tempo previsto em suas decisões. Fala-se, normalmente, em planejamento de longo prazo e de curto prazo. Um plano de negócio completo reúne a previsão de questões estratégicas, táticas e operacionais. Além disso, apresenta elementos que permitem visualizar as perspectivas de longo prazo do negócio, sem deixar de mencionar indicações de curto prazo.

Existem diferenças básicas no plano de negócio de empresas novas e de empresas estabelecidas. Vejamos o quadro comparativo abaixo.

Empresas novas
Empresas estabelecidas

O plano de negócio deve ser o mais completo possível.

O plano de negócio pode ser aplicado com objetivos específicos e, nesses casos, não requer a presença de todos os níveis de planejamento. Por exemplo: se você já identificou, no planejamento estratégico da organização, o desenvolvimento de determinado produto ou serviço, o plano de negócio deter-se-á em questões táticas e operacionais.

É necessário que haja previsão abrangente e confiável sobre todas as questões que envolvem o novo negócio.

As empresas existentes possuem vantagens sobre a empresa nova porque as existentes contam com dados concretos e com a experiência acumulada de erros e acertos, o que, em muitos casos, torna os planos mais realistas.

As novas empresas tomam por base várias projeções para terem alguns dados.



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