Além dessa
caracterização, o planejamento também é definido
em função do horizonte de tempo previsto em suas decisões.
Fala-se, normalmente, em planejamento de longo prazo e de curto prazo.
Um plano de negócio completo reúne a previsão de
questões estratégicas, táticas e operacionais. Além
disso, apresenta elementos que permitem visualizar as perspectivas de
longo prazo do negócio, sem deixar de mencionar indicações
de curto prazo.
Existem diferenças
básicas no plano de negócio de empresas novas e de empresas
estabelecidas. Vejamos o quadro comparativo abaixo.
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Empresas
novas |
Empresas
estabelecidas |
O
plano de negócio deve ser o mais completo possível.
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O plano de negócio pode ser aplicado com objetivos específicos
e, nesses casos, não requer a presença de todos
os níveis de planejamento. Por exemplo: se você já
identificou, no planejamento estratégico da organização,
o desenvolvimento de determinado produto ou serviço, o
plano de negócio deter-se-á em questões táticas
e operacionais.
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É necessário que haja previsão abrangente
e confiável sobre todas as questões que envolvem
o novo negócio.
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As
empresas existentes possuem vantagens sobre a empresa nova porque
as existentes contam com dados concretos e com a experiência
acumulada de erros e acertos, o que, em muitos casos, torna os
planos mais realistas.
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As novas empresas tomam por base várias projeções
para terem alguns dados.
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