Resumo

A importância do plano de negócio – A capacidade de elaborar e analisar planos de negócios relaciona-se diretamente com as possibilidades de sucesso empresarial, seja como empreendedor, seja como profissional especializado.

Desenvolver esta capacidade tem-se tornado ainda mais importante, à medida que o processo de globalização resulta em um mercado competitivo hiperdimensionado, no qual as oportunidades, e também os riscos, crescem em ritmo exponencial.

O processo de difusão da cultura empreendedora no Brasil, fortalecido a partir da década de 1990, transformou o plano de negócio numa ferramenta obrigatória para quem quer atrair os apoios necessários para a consolidação de um empreendimento.

Definição de Plano de Negócio – O plano de negócio é um documento redigido pelo empreendedor, no qual consta claramente a oportunidade de negócio e as alternativas para sua viabilização. Isso quer dizer que, no plano, são organizadas e sistematizadas as informações do processo empreendedor, permitindo que todos os interessados, seja o próprio empreendedor, seja um potencial parceiro do negócio, possam analisar a conveniência do empreendimento.

Aplicações do Plano de Negócio – O plano de negócio, porém, não é utilizado apenas como uma ferramenta para empresas nascentes. Ele é um instrumento de planejamento que abrange os níveis estratégico, tático e operacional. A riqueza das informações reunidas confere ao plano de negócio, ainda, outras aplicações, como um guia eficiente para a organização, gestão e captação de recursos financeiros.



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