| Resumo
Os
itens componentes do plano de negócio – Para atingir
os objetivos traçados, o plano de negócio deve ter uma estrutura
lógica e coerente, permitindo, a quem o estiver analisando, uma
compreensão objetiva da viabilidade da proposta. Embora essa estrutura
possa variar de negócio para negócio, conforme as suas especificidades,
em geral o plano apresenta os seguintes itens:
•
Capa: com as primeiras informações do
empreendedor e do negócio, delineando o primeiro contato com
o analista do plano.
• Sumário: deve definir adequadamente
as seções para facilitar o acesso do leitor ao ponto que
mais lhe interesse.
• Sumário Executivo: item de abertura
do plano. Deve ser o último a ser redigido, pois apresenta todo
o conteúdo que está por vir, sendo elemento fundamental
para despertar a motivação do leitor em verificar o restante
do plano.
• Descrição da Empresa: item que
reúne os elementos necessários para caracterizar a oportunidade
de negócio, bem como as condições estruturais para
sua viabilização, como características dos produtos
e serviços oferecidos, localização, infra-estrutura,
equipe gerencial e principais parceiros da empresa.
• Análise de Mercado: demonstra o conhecimento
do empreendedor sobre o campo de atuação da empresa. Envolve
clientes, fornecedores, concorrentes, órgãos de regulação,
deve deixar claro como o mercado está segmentado e qual nicho
o negócio irá explorar.
• Análise Estratégica: análise
dos pontos fortes e fracos da empresa, das oportunidades e ameaças
do ambiente competitivo. Seu produto é a definição
de como a empresa irá se posicionar no mercado, estabelecendo
as diretrizes das ações para os próximos anos.
• Plano de Marketing: análise do “mix”
de marketing (produto/serviço, distribuição, preço
e propaganda), demonstrando como a empresa, coerente com suas definições
estratégicas, vai acessar e cativar seu público-alvo.
•
Plano Financeiro: principais indicadores e projeções
financeiras resultantes das definições contidas nas demais
etapas do plano. Em geral, é a seção mais importante
para investidores e agentes de financiamento e também pode ser
utilizada como um referencial durante a implementação
do negócio.
• Anexos: item não obrigatório.
Recomenda-se a inserção dos currículos da equipe
gerencial e detalhamento de outros itens do plano, como projeções
financeiras, cópias de registros de marcas ou patentes, desenho
de protótipos e outros, cuja presença no corpo do plano
pode comprometer o ritmo da sua leitura.
Variações
e estilo do plano de negócio – Além da variação
na sua estrutura, decorrente da própria heterogeneidade dos negócios,
o plano precisa estar direcionado adequadamente para o público-alvo.
Um plano de negócio utilizado para comunicar uma estratégia
ao público interno da organização, certamente, ressaltará
aspectos diferentes de um outro voltado para a captação
de investidores. Outra distinção importante é quanto
ao tamanho do plano. Embora não haja um padrão pré-definido,
os planos de negócio podem ser classificados em três modalidades:
completo (de 15 a 40 páginas), resumido (de 10 a 15 páginas)
e operacional.
O estilo de redação do plano de negócio é
ponto fundamental. A linguagem do plano deve ser equilibrada, conjugando
a necessidade de transmitir otimismo com a potencialidade da oportunidade
de negócio identificada, ao mesmo tempo em que demonstre o conhecimento
do empreendedor sobre as dificuldades para sua implementação.
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