2 – Caracterização Geral da Empresa

Identificada e caracterizada a oportunidade de negócio, chega o momento de se caracterizar a organização que oferecerá o produto ou serviço previsto.

A delimitação da empresa é item absolutamente descritivo do plano de negócio. Se por um lado possibilita redação mais subjetiva, com um toque próprio do autor que realce a confiança no empreendimento, por outro oferece o risco da subjetividade que, se exagerada, compromete o restante das seções do plano.

Recomenda-se que o autor faça exposição equilibrada, clara e completa das características da empresa e transmita realismo, com firmeza e perspectiva otimista, sobre o papel que a empresa pode cumprir.

Tipo de empresa e seus objetivos – Um dos elementos básicos da descrição da empresa é o esclarecimento do tipo de empresa a ser estruturada. Embora isso deva estar claro para o analista que irá ler todo o plano, é importante que o texto seja didático, principalmente ao considerarmos que muitos analistas poderão estar encarregados de verificar apenas uma parte dele.

Em geral, as empresas são classificadas em três tipos: A) empresas manufatureiras; B) empresas comerciais; e C) empresas prestadoras de serviços. Vejamos cada uma delas.

A) Empresas manufatureiras – São as que produzem bens, processando matérias-primas ou montando produtos adquiridos de fornecedores. Podem ser denominadas empresas industriais.



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