A propósito, torna-se cada vez mais comum que atividades de uma empresa comercial sejam recheadas de serviços que aumentam o valor agregado fornecido ao consumidor. Além disso, há vendas pela Internet, para o que as empresas focadas na venda ao consumidor precisam prever estrutura de distribuição, própria ou terceirizada, para que seu negócio seja viável.

Em geral, esses casos têm sido classificados nos livros de negócios como empresas mistas. A classificação, no entanto, é muito ampla e engloba a maior parte das empresas, hoje.

A descrição da empresa deve ser caracterizada adequadamente e não apenas classificada num dos três tipos mencionados.

Assim, imediatamente após a classificação, o autor do plano deve esclarecer em que estágio a empresa se encontra e descrever se o trabalho será com:

• empresa madura, em busca de novo negócio;
• empresa que está se afirmando no mercado e entende que chegou o momento de introduzir uma nova linha de atuação; ou, ainda,
• empresa start-up, que se organiza a partir da oportunidade identificada.

Essa informação é muito importante para o interessado e o levará a ajustar suas expectativas para as próximas seções.

Ainda nessa etapa, após a classificação da empresa e da descrição de suas principais atividades para justificar esta classificação e o estágio em que ela se encontra, é importante que a descrição conte com uma declaração dos objetivos da empresa. Esta declaração pode mencionar os principais valores da empresa, suas expectativas para os próximos anos, seu entendimento de qual a sua relevância social. Recomenda-se que essa declaração tenha um tom pessoal, isto é, seja um marco do empreendedor e de sua equipe.



Copyright © 2019 UPIS.