Registros e seguros – Muitas oportunidades de negócios estão fundadas em inovação: novo produto, novo serviço, nova utilização para produto existente ou nova forma de prestar serviço. Nesses casos, a viabilidade do negócio estará condicionada ao registro da inovação, que é a garantia legal da exclusividade.

Em outros casos, o sucesso do novo negócio baseia-se na confiabilidade da marca; o registro dela é cuidado essencial ao êxito do negócio. Esses registros devem ser mencionados na caracterização da empresa. Do mesmo modo, a crescente onda de insegurança que vivemos aumentou o significado dos seguros contra roubo de equipamentos ou depredação de instalações, além dos tradicionais seguros contra-incêndio.

Equipe gerencial – A apresentação da equipe gerencial é aspecto relevante do plano de negócio. Há crescente preocupação dos analistas em verificar a consistência dessa equipe. O argumento, quase sempre presente, é de que pode haver muitas incertezas, projeções, estimativas sobre o futuro negócio; mas, o histórico da equipe gerencial é fato indicativo preponderante das possibilidades de novo negócio.

Muitos autores relatam depoimentos de analistas de plano de negócios que caminham numa só direção: mesmo que várias previsões do plano não se confirmem, a equipe gerencial experiente e qualificada saberá reconduzir o negócio para o rumo correto. Por outro lado, mesmo que as condições previstas se confirmem, gestores inexperientes podem conduzir o negócio ao fracasso.

Cópia do curriculum vitae dos gestores deve integrar os anexos do plano, relatando as principais realizações de cada um e do papel que terá no novo negócio. Podemos incluir organograma da empresa, demonstrando sua estrutura hierárquica.



Copyright © 2019 UPIS.