Quanto às empresas já existentes, o relato pode ser facilitado pelo histórico dessa estrutura hierárquica, mas com ênfase no perfil da equipe que efetivamente atuará no negócio proposto. Para empresas nascentes, a descrição pode ser absolutamente decisiva para todo o plano do negócio.

Por melhor que seja a oportunidade identificada pelo empreendedor, ele deve procurar associar-se a gestores experientes, respeitados no ramo em que pretende atuar, sob pena de que sua proposta não seja levada a sério.

Política de gestão de pessoas – Do mesmo modo que a preocupação com a equipe gerencial tem sido destacada pelos analistas de planos de negócios, ganha destaque a preocupação com a política de gestão de pessoas da empresa que pretende explorar a oportunidade descrita.

Para muitas empresas, o sucesso do negócio está associado à mão-de-obra especializada ou ao atendimento diferenciado que também é capaz de identificar especificidades e solucionar de imediato os problemas. A tendência de mercado precisa ser prevista e manter correspondência com a política de gestão de pessoas.
Mesmo que uma empresa muito pequena, composta apenas por seus sócios, esteja iniciando um novo negócio, tal política será necessária quando essa organização atingir o crescimento esperado e, muitas vezes, alardeado no plano. Assim, desde logo, tal política deve ser prevista, ao menos em seus princípios fundamentais.



Copyright © 2019 UPIS.