Produtos e Serviços: processo operacional – Nesse aspecto, o plano tem o objetivo de detalhar os produtos e serviços que a empresa ou unidade de negócios pretende oferecer. Na descrição, não é preciso que o autor do plano entre em pormenores de engenharia ou tecnologia; porém, deve ser capaz de fornecer ao leitor a noção exata de todas as características do produto e/ou serviço.

Os produtos e os serviços possuem atributos intangíveis. Porém, lembre-se de que eles possuem atributos físicos a serem relatados, como as necessidades que irão suprir, e que não devem passar despercebidos.

Vejamos, então, a descrição a ser feita no caso dos produtos e no caso dos serviços.

Descrição no caso dos produtos – a descrição do processo operacional implica descrição de todo o processo produtivo:

Descrição no caso dos serviços – o processo operacional de prestação de serviço deve ser descrito levando-se em conta o seu início – momento em que há o primeiro contato com o cliente, quando ele demanda o serviço, ou ao oferecermos o serviço ao cliente –, até quando o serviço é finalizado. Também deve indicar as situações em que será dada assistência contínua ao cliente.

Em ambos os casos (produtos e serviços), recomendamos utilizar representação gráfica do processo, porque dá ao leitor, clara e rapidamente, as condições para compreender toda a operação. É importante considerar que uma mesma empresa e um mesmo negócio podem envolver produtos e serviços. E tudo deve ser ressaltado na descrição, mostrando como a empresa encara a complementaridade necessária.



Copyright © 2019 UPIS.