1 – Conceito de administração da produção e operações

A produção acompanha o homem desde a antiguidade, quando se polia a pedra a fim de transformá-la em utensílio doméstico.


A produção pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro de maior utilidade.

De forma geral, a Administração da Produção e Operações diz respeito às atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço. O termo produção liga-se às atividades industriais e o termo operações à prestação de serviços.

Nas indústrias, objeto da Administração da Produção, as atividades encontram-se, prioritariamente, concentradas na fábrica. Nas empresas de serviços, as atividades ligadas às operações são criteriosamente distribuídas, sendo que, às vezes, é difícil reconhecê-las.

A designação Administração da Produção vem sendo confundida com a atividade fabril. Ao ouvir este nome, as pessoas logo imaginam um local cheio de máquinas, pessoas andando de um lado para outro, produtos sendo fabricados e assim por diante. Não resta dúvida de que isso tem a ver com a Administração da Produção, mas a imagem é incompleta.

Segundo Moreira (1980), a Administração da Produção e Operações é o campo de estudo de conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões, na função da produção (empresas industriais) e de operações (empresas de serviços).

Os conceitos e técnicas da Administração da Produção e Operações se aplicam à tomada de decisão relativa aos recursos produtivos ou, mais diretamente, à forma de utilizá-los, do ponto de vista administrativo, para conseguir melhores resultados.



Copyright © 2019 UPIS.