Diante disso, podemos resumir a classificação em: A) manufatura e serviços; e B) manufatura versus serviços. Vejamos cada uma delas.

A) Manufatura e Serviços – Ao longo de todo o desenvolvimento dos processos de fabricação de bens tangíveis, os serviços estão presentes, sempre de forma crescente. Podemos afirmar que, até meados dos anos 1950, a indústria de transformação era a que mais se destacava no cenário político e econômico mundial. As chaminés das fábricas eram símbolos de poder: empregavam mais pessoas e eram responsáveis pela maior parte do Produto Interno Bruto – PIB dos países industrializados. A literatura existente estava voltada apenas para o “chão de fábrica”.

Hoje isso não é mais verdadeiro! O Setor de Serviços emprega mais pessoas e gera a maior parcela do PIB na maioria das nações do mundo. Dessa forma, passou-se a dar, ao fornecimento de serviços, abordagem semelhante à existente na fabricação de bens tangíveis. Foram incorporadas todas as técnicas usadas até então.

B) Manufatura versus serviços – A atividade industrial, em sua forma característica, implica na fabricação de bem tangível: produto físico, tal como geladeira, automóvel, sabonete. Por outro lado, um serviço é prestado e a prestação de serviço implica em ação, embora meios físicos possam estar presentes e facilitar ou justificar o serviço.

O serviço fornece bem intangível: uma performance, um esforço, um contrato. Essa mistura de serviços e manufatura é típica na indústria. Quando somos examinados por um médico, a prestação de serviço consiste na ação exame – diagnóstico – prescrição. Quando estudamos em uma universidade, a prestação de serviço consiste em colocar à nossa disposição o conhecimento dos professores, dos livros, das revistas etc.



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