4 – Capacidade de produção

Definimos capacidade como a quantidade máxima de produtos e serviços que podem ser produzidos numa unidade produtiva, em dado intervalo de tempo. Capacidade é a taxa de produtividade, usualmente expressa como volume de saída por período.

O Gerente de operações se preocupa com a capacidade por que:

1. deseja uma produção suficiente para atender à demanda em certo tempo;
2. afeta os custos de operação e manutenção;
3. requer investimento.

O planejamento da capacidade é o primeiro passo quando uma organização decide produzir ou lançar novo produto. Primeiro, a capacidade é avaliada e define-se a necessidade de expansão ou troca do processo tecnológico. Toda decisão sobre capacidade é inseparável das decisões quanto à localização, pois a capacidade depende da demanda e a demanda sempre depende da localização.

Bancos comerciais, por exemplo, expandem simultaneamente capacidade e demanda, abrindo novas agências. Decisões sobre o tamanho e a localização da agência são tomadas de acordo com as projeções sobre densidade e crescimento populacional da área pretendida, posição dos outros segmentos do mercado, acesso ao local (tráfego), e localização das concorrentes. Quando aumenta o número de agências, o banco facilita os serviços para alguns clientes para atrair mais clientes. É obvio que essas decisões aumentam os impostos, os custos operacionais e o custo do capital da organização.



Copyright © 2019 UPIS.