• Mão-de-obra – Sempre é importante para uma companhia verificar se os locais pré-selecionados para a localização possuem oferta de mão-de-obra em quantidade e qualidade suficiente. A força dos sindicatos opera contra uma determinada localização, pois os sindicatos dão aos trabalhadores uma consciência de classe e um poder de demanda significativo junto aos empregadores. Atitudes da mão-de-obra que dependem da cultura da região, tais como exagerado absenteísmo e rotação de pessoal, também têm sua influência.

Água e energia elétrica – Como, em geral, a água e a eletricidade não têm preços muito diferenciados por todo País, as principais considerações dizem respeito principalmente à disponibilidade desses insumos, na quantidade suficiente para a atividade das empresas. Indústrias de papel, refinarias de açúcar, indústrias químicas em geral precisam de um grande e constante consumo de água.

Localização dos mercados consumidores – Nos casos de atividades industriais, é muito difícil estarem ao mesmo tempo, próximas dos mercados fornecedores e dos mercados consumidores. Os custos de transporte de matérias-primas, em relação aos produtos acabados, e à estratégia competitiva, estarão entre os fatores decisórios.

• As atitudes da comunidade – Uma vez escolhidas as alternativas para a localização, a busca será pelo local definitivo. Nesse momento, além dos fatores apresentados, será relevante considerar as atitudes da comunidade quanto à instalação de novas empresas. Existem comunidades que procuram atrair empresas, inclusive oferecendo incentivos, tais como cessão gratuita de terreno, isenção de impostos por certo tempo, construção imediata de infra-estrutura e assim por diante. A presença de empresas é desejável por causa da geração de empregos, dos impostos que serão arrecadados e dos efeitos em cadeia (fortalecimento econômico da comunidade). Mas também existem comunidades que colocam restrições à entrada de novas empresas, principalmente se estiverem associadas à poluição ambiental.



Copyright © 2019 UPIS.