Resumo

Este módulo apresentou definições, visão sistêmica e classificação dos sistemas de produção.

Embora, tradicionalmente, a Administração da Produção tenha como objetivo o estudo dos setores produtivos das empresas de natureza industrial, atualmente muitas de suas técnicas vêm sendo aplicadas com sucesso nas instituições de serviços, como bancos, escolas, hospitais etc.

A diferença entre produtos e serviços diz respeito principalmente à natureza do que se oferece ao cliente e ao seu consumo, à uniformidade dos insumos necessários e às possibilidades de mecanização.

Formalmente, a Administração da Produção e Operações é o campo de estudo das técnicas e conceitos aplicáveis à tomada de decisões nas funções da produção (empresas industriais) e operações (empresas de serviços).

O sistema de produção indica o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas, necessárias à produção de bens e/ou serviços. No sistema de produção, distinguem-se os insumos (matérias-primas, pessoal, máquinas, capital, know-how etc.); o sistema de conversão, as saídas (produtos e/ou serviços) e o subsistema de controle, cuja função é monitorar os outros elementos do sistema de produção.

Enquanto um serviço é meramente prestado, os produtos constituem bens físicos e tangíveis. Buscou-se uma classificação dos sistemas de produção, agrupando-os em classes que possuem determinadas características comuns, para que soluções gerenciais possam ser adotadas em geral dentro de determinada classe.

a capacidade produtiva de uma organização é o máximo de atividade de valor adicionado, que pode ser conseguida em condições normais de operação, durante determinado período de tempo.



Copyright © 2019 UPIS.