As decisões de localização de instalações aplicam-se não apenas a novos empreendimentos, mas também a empresas já existentes e em operação normal. Isso acontece, entre outras circunstâncias, quando os insumos básicos esgotam-se ou tornam-se muitos caros, ou ainda quando a capacidade instalada já é insuficiente para o atendimento da demanda. A seleção de uma locação exige a consideração de custos e rendimentos.

A decisão de alterar o arranjo físico é particularmente importante porque mudar o arranjo físico é, em geral, uma tarefa difícil e longa que, é prejudicial ao funcionamento suave da operação. Dessa forma, não é decisão tomada com freqüência. Por outro lado, se o arranjo físico se torna inadequado, o fluxo de pessoas e materiais através da operação pode tornar-se confuso e oneroso.

Há quatro tipos básicos de arranjo físico. São eles:

• arranjo físico por produto;
• arranjo físico por processo;
• arranjo físico posicional;
• arranjo físico celular.

Um modelo genérico de previsão e manutenção dos dados relativos à demanda é composto por cinco passos, a saber: objetivo, coleta e análise dos dados, seleção da técnica de previsão, obtenção das previsões e monitoramento do modelo.
Os modelos de previsão de demanda classificam-se em qualitativos e quantitativos. Os modelos apresentados e exemplificados fundamentaram-se em técnicas quantitativas.



Copyright © 2019 UPIS.