1 – A importância da análise de mercado

Só se justifica um negócio se ele atende necessidade de mercado, explorando deficiência das empresas atualmente em atividade, seja agregando valor a um tipo de produto ou serviço existente, seja criando produto ou serviço completamente novo em relação ao que vem sendo oferecido.

Em outras palavras, e sem maiores preocupações com números ou comprovações documentais, toda idéia de novo negócio parte da análise de mercado. Na verdade, boa parte do processo de busca de oportunidades e de definição do negócio integra modo de análise de mercado.

Há consenso, na literatura sobre novos negócios, de que a análise de mercado é o ponto fundamental de todo plano de negócio. Embora a estrutura de apresentação preveja sua inserção somente nesse momento, todo o raciocínio que perpassa o plano se deve, em grande medida, às informações colhidas na execução da análise de mercado.

A maioria dos especialistas em plano de negócio recomenda que a análise de mercado seja a primeira etapa desenvolvida pelo empresário, após ter ele, com clareza, definido o seu interesse.

A análise de mercado engloba a tentativa de limitar e compreender:


• em que mercado estará inserido o novo negócio;
• qual segmento de mercado constitui a oportunidade a ser explorada; qual o perfil, os hábitos e o poder de compra dos clientes dessa parcela;
• quem são os concorrentes diretos e indiretos, seus respectivos pontos fortes e fracos e a participação no mercado;
• qual a capacidade de inserção ou expansão do negócio no mercado, em relação ao posicionamento que os concorrentes detêm.


Copyright © 2019 UPIS.