Certamente, é possível proporcionar pesquisa de maior alcance, sem comprometer sua profundidade.


A pesquisa de mercado prévia, sem dúvida, é o ponto de partida mais recomendado para análise de mercado.

Sem considerar a hipótese de existir recursos abundantes e uma empresa especializada que executa a análise conforme com as necessidades da empresa, devemos estabelecer um roteiro básico, a ser usado pelo empresário e colaboradores diretos, reunindo os elementos essenciais para análise de mercado.


Porém, não podemos desprezar outro requisito: a experiência do empresário. Esse aspecto é importante para o sucesso do negócio, embora não deva ser barreira à atividade empreendedora, pois ele pode ser substituído pela contratação de consultores experientes, contatos com instituições de apoio à atividade empreendedora ou serviços de assessoria.

Voltando ao roteiro... O que ele deve conter? Bem, o roteiro envolve aspectos gerais, de cunho “macro”, relacionados com o setor em que o negócio se situará, e a aspectos específicos, de cunho “micro”, vinculados ao ramo em que o empreendimento se coloca; em especial, ao segmento de mercado priorizado.

Assim, a análise de mercado para o novo negócio pode ser composição dos estudos de:

• mercado, no ramo de atuação ou subsetor;
• segmento de mercado;
• concorrência.



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