2 – Estudo de mercado setorial

Um negócio, seja ele qual for, integra um setor da atividade econômica e, nele, um ramo específico ou subsetor.

Assim, quando dizemos que uma empresa é prestadora de serviços, fazemos sua classificação dentro de um dos setores da atividade econômica: o setor de serviços. A ele se somam o setor industrial e o setor agropecuário, conforme podemos ver no diagrama abaixo.

Mas o que isso quer dizer? Perceba que, por exemplo, uma empresa agrícola pode estar no ramo da produção de milho ou de soja; do mesmo modo, uma empresa industrial pode estar no ramo da metalurgia ou de mobiliário, por exemplo. Uma empresa de serviços pode estar no ramo de atendimento hospitalar ou educacional, além de muitos outros, retratando a idéia de sistema e subsistema.

Assim, quando falamos do estudo de mercado no ramo de atuação, o posicionamento é do nível “macro”, buscando identificar as características gerais que afetam as empresas desse ramo. Dentro do setor, pode haver empresas no ramo agrícola, que cuidam da venda de sementes e da venda de colheitadeiras.



Copyright © 2019 UPIS.