Cada empresa conviverá com fatores de mercado específicos do seu segmento. Mas, existem fatores gerais que as afetam igualmente. Como primeiro passo, é preciso que a empresa reconheça o ramo de atuação do negócio, com o subsetor, e as potencialidades desse mercado.

A análise deve descrever as variáveis ambientais que podem constituir oportunidade ou ameaça ao empreendimento. Nesse ponto, devemos ter cuidado especial com itens como:


questões culturais, pois há certos hábitos e valores que dificilmente serão alterados e podem ser contraditórios com o serviço e/ou produto que se pretende ofertar;

condições macroeconômicas, ou seja, se a economia está em crescimento, qual a taxa de desemprego, as condições do comércio com outros países etc;

variáveis políticas, tais como regime autoritário ou democracia instável, as quais podem afetar a confiança dos potenciais investidores;

progresso em tecnologia, que pode rapidamente tornar obsoleto o produto e/ou serviço ou a forma como é ofertado;

questões legais, como, por exemplo, leis de proteção ambiental vigentes que proíbam determinado tipo de produto ou forma de produção.

Examinadas essas questões, podemos partir para estabelecer projeções sobre o tamanho atual do mercado, em unidades comercializadas e em valores, e sobre suas tendências para os próximos anos.



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