Quando se mencionam tais critérios, pode visualizar-se que, em sua maioria, dizem respeito ao perfil e ao comportamento dos consumidores. Assim, o estudo dos consumidores é ponto essencial da análise de mercado e diz muito a respeito da segmentação que poderá ser feita. A composição do perfil dos consumidores envolve a compreensão de “como são” e “onde estão” os nossos clientes.

Assim, é preciso caracterizar qual o nível de renda, de escolaridade, se há sexo específico que demandará os produtos ou serviços. No caso de cliente empresa, essas questões passam a ser qual o porte da empresa, há quanto tempo ela existe, quais seus principais clientes e assim por diante (Dornelas, 2001).

Do ponto de vista de localização, as questões não visam apenas identificar o fator distância, mas também o grau de integração social a que estão expostos, as condições climáticas e as condições de infra-estrutura prevalecentes.

A análise do comportamento dos consumidores visa identificar quais seus hábitos de compra e os fatores que podem influenciar na decisão de comprar.



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