Nesse ponto, algumas questões centrais a serem identificadas estão relacionadas com o que Salim et al (2001) denominam “sensibilidade do mercado”. São fatores como:

Preço: envolve a análise do comportamento dos consumidores frente à oscilação dos preços; ou seja, se os consumidores deixam de comprar determinado produto porque o preço “subiu”. Esse dado pode indicar que há um segmento de mercado voltado para consumidores que privilegiam preços baixos.

Qualidade: refere-se à identificação dos atributos do produto valorizados pelos clientes. Podemos identificar esse fator ao verificar se os consumidores deixariam de adquirir um produto porque teve alguma alteração nos seus padrões, mantido o preço constante ou, ainda, se o preço fosse reduzido. Isso pode indicar um segmento de mercado a ser explorado entre consumidores que privilegiam a qualidade acima de tudo.

Prazo e forma de entrega do produto ou serviço: muitos clientes privilegiam determinado produto, mesmo tendo de pagar mais caro por ele, porque necessitam que sua entrega seja feita em determinado prazo. É fator especialmente importante quando os consumidores são empresas.

A análise de mercado necessariamente deve conter os elementos próprios para configurar tal sensibilidade do mercado. Muitos desses fatores, como preço, qualidade, forma de entrega do produto ou serviço são critérios identificados por algumas empresas para definir seu segmento de mercado.



Copyright © 2019 UPIS.