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| Identificar
os concorrentes, entretanto, pode não ser tarefa simples. Isso se
deve a dois fatores.
1. Em muitos casos, as informações dos concorrentes podem não estar facilmente disponíveis. Novamente pesará a experiência do empreendedor, sua networking e a própria análise de mercado para que ele consiga depreender alguns dados. 2. É preciso levar em conta que um negócio pode enfrentar concorrentes diretos e indiretos. Muitas vezes, é difícil identificar os principais concorrentes. Quando eles são concorrentes indiretos, esta dificuldade pode ser ainda maior. Bem, os concorrentes foram identificados. E agora, o que fazer? Passamos à descrição dos atributos dos concorrentes, que podem significar as características de seus produtos ou serviços, os prazos e formas de entrega, as formas de venda que cada um utiliza, a capacitação de seus funcionários, a competência tecnológica e todo e qualquer item que possa ser diferencial no segmento de mercado especifico sob consideração. Por fim, os concorrentes precisam ser comparados, entre si, nesses atributos e em relação ao empreendimento que se está propondo. Para isso, recomendamos o uso de uma tabela em que os atributos estejam dispostos e se possa facilmente visualizar os diferenciais. Alternativamente, em mercados mais consolidados, a análise pode estabelecer quais os padrões recomendados para cada atributo e, por meio de uma escala numérica, avaliar a proximidade de cada concorrente com o padrão recomendado. No caso, podemos estabelecer comparação numérica e hierarquia que auxiliem a análise. A mesma tabela pode ser objeto de entrevista com os consumidores do segmento de mercado definido, identificando a imagem de cada um dos concorrentes perante seus clientes. Com a análise da concorrência, a análise de mercado estará concluída e servirá de parâmetro para as demais seções do plano. |
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