Resumo

A análise do mercado oferece um conjunto de informações centrais para a análise de viabilidade do negócio, sendo considerada, por muitos analistas, a principal seção do plano de negócio.

Seu desenvolvimento requer uma análise detalhada do ramo no qual o negócio se situará, do nicho de mercado específico identificado pelo empresário e da concorrência que opera nesse segmento.

Como, no início, o foco da análise estava voltada apenas para o Balanço Patrimonial, surgiu a expressão “análise de balanços”, que é utilizada até hoje para definir a análise dos demonstrativos e índices financeiros.

A importância da análise dos demonstrativos financeiros pode ser observada quando uma determinada empresa decide abrir seu capital ou emitir novas ações.

Na caracterização do nicho de mercado, o autor deve deixar nítidas as razões e critérios que conduziram sua opção por este segmento e não outro.

Além disso, é fundamental apresentar uma análise do perfil e comportamento do consumidor. Portanto, é fundamental a observação da sensibilidade do mercado, considerando as reações do consumidor a fatores tais como preço; qualidade; forma e prazo de entrega do produto.

A análise sobre a concorrência, por sua vez, deve incluir a investigação dos pontos fortes e fracos de todos os concorrentes, sejam eles:

• diretos – aqueles que atuam no mesmo nicho de mercado;
• indiretos – que podem operar em outros segmentos, mas oferecem produtos substitutos.

Ao final da análise de mercado, o empresário deve demonstrar que conhece plenamente os limites e potencialidades do seu mercado-alvo, indicando para os analistas do plano o seu preparo para lidar com estes elementos.



Copyright © 2019 UPIS.