| Resumo
A análise do mercado oferece um conjunto de informações centrais para a análise de viabilidade do negócio, sendo considerada, por muitos analistas, a principal seção do plano de negócio. Seu desenvolvimento requer uma análise detalhada do ramo no qual o negócio se situará, do nicho de mercado específico identificado pelo empresário e da concorrência que opera nesse segmento. Como, no início, o foco da análise estava voltada apenas para o Balanço Patrimonial, surgiu a expressão “análise de balanços”, que é utilizada até hoje para definir a análise dos demonstrativos e índices financeiros. A importância da análise dos demonstrativos financeiros pode ser observada quando uma determinada empresa decide abrir seu capital ou emitir novas ações. Na caracterização do nicho de mercado, o autor deve deixar nítidas as razões e critérios que conduziram sua opção por este segmento e não outro. Além disso, é fundamental apresentar uma análise do perfil e comportamento do consumidor. Portanto, é fundamental a observação da sensibilidade do mercado, considerando as reações do consumidor a fatores tais como preço; qualidade; forma e prazo de entrega do produto. A análise sobre a concorrência, por sua vez, deve incluir a investigação dos pontos fortes e fracos de todos os concorrentes, sejam eles:
Ao final da análise de mercado, o empresário deve demonstrar que conhece plenamente os limites e potencialidades do seu mercado-alvo, indicando para os analistas do plano o seu preparo para lidar com estes elementos. |
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