|
|
| 1º
Passo – Identificação dos pontos fortes,
pontos fracos, oportunidades e ameaças – A análise
SWOT deve ser iniciada pela identificação de todos os pontos
fortes e pontos fracos da empresa e das oportunidades e ameaças que
ela prevê no seu campo de atuação. Boa parte da análise
é facilitada pela elaboração cuidadosa das seções
anteriores.
A “descrição da empresa” fornecerá muitas informações sobre os recursos que ela possui, ao passo que a “análise de mercado” terá fornecido todos os elementos necessários para que sejam listadas as oportunidades e as ameaças. Uma boa maneira de fazer essa identificação é criar um quadro, no qual esses itens possam ser facilmente visualizados.
Antes de a listagem ser considerada completa, é importante certificar-se que todos os membros da equipe gerencial tenham validado os itens incluídos. Conhecer o empreendimento é muito importante para definirmos as estratégias para o seu sucesso. Assim, quanto mais colaboradores estiverem envolvidos, maiores as chances de a análise SWOT estar refletindo a realidade e não a concepção de um ou outro dirigente. Dois cuidados devem ser especialmente tomados aqui: mascarar as dificuldades e indicar os riscos inadequados. |
||||||||||||||
Copyright
© 2019 UPIS.
|